O último gol oficial de Evair no Palestra

O ano de 1999 foi especial. Para o Palmeiras, que voava baixo em todos os campeonatos e também para mim: foi meu primeiro ano nas arquibancadas do Palestra Itália, ainda criança, com 11 anos de idade.

A memória de hoje é sobre o dia 06 de novembro de 1999, dia em que meu pai e eu rumamos ao Palestra para o último jogo em casa do Palmeiras na fase de classificação do Brasileiro de 99, contra o Botafogo.

Com a Libertadores levada de vencida no primeiro semestre e com a cabeça voltada para o Mundial que aconteceria ao final daquele mês, o Palmeiras apenas treinou durante esse Campeonato Brasileiro, alternando derrotas bobas com jogos memoráveis, como os 4 x 1 sobre o SCCP e os 6 x 0 sobre o Grêmio do então ascendente Ronaldinho Gaúcho. Ainda assim, o Verdão comboiava entre os oito primeiros que disputariam os playoffs e dependia de duas vitórias nas rodadas finais para se classificar para os mata-matas sem depender dos oponentes. E eram dois times que brigavam para não cair para a segunda divisão: Botafogo e Internacional, na sequência.

O Palmeiras entrou em campo com um time misto e jogadores como Paulo Nunes, Alex, Oseas, Euller, Cesar Sampaio, Júnior e Junior Baiano (saudades de todos esses, que seleção!) estavam sendo poupados – também estávamos vivos na Mercosul. Era uma tarde realmente bonita e que começou fulminante: em menos de 15 minutos, o colombiano Faustino Asprilla anotou duas vezes. 

O citado Faustino Asprilla merece um parágrafo a parte. Principal reforço para o segundo semestre da temporada, ele vinha fazendo péssimas partidas até esse jogo contra o Botafogo. Nessa tarde o colombiano jogou muito, lavou a alma e galgou seu espaço no time titular que jogou contra o Manchester United, deixando Evair no banco. Para mim, esse foi o maior erro que o Felipão cometeu em sua primeira passagem pelo Palmeiras, Evair merecia muito mais a titularidade pela história conquistada – incluindo a final da Libertadores, onde anotou um gol importante.

O jogo prosseguiu e os gols foram acontecendo em profusão. Cléber fez o terceiro ainda no primeiro tempo, Agnaldo (que destoava pela ruindade) anotou o quarto e Pena aumentou o massacre fazendo o quinto gol. 

Com 5 x 0 no placar, já era possível ver algumas pessoas deixando o Palestra. Mas sabe aquele mantra de que “o jogo só acaba após o apito final”? Os que saíram deveriam levar isso a sério. Mal sabiam que infelizmente perderiam o último gol oficial de Evair no Palestra Itália. Já perto dos acréscimos, Evair Aparecido Paulino, o ídolo, fez o sexto gol do Palmeiras na partida. Seu último gol pelo Palmeiras.

Eu já guardava esse jogo na retina por ser uma goleada acachapante de um dos melhores Palmeiras da história e por ser o último jogo que fui ao Palestra em meu primeiro ano de arquibancada, mas na inocência dos meus 11 anos, jamais imaginaria que teria o privilégio de ver o canto do cisne de um dos maiores jogadores que vestiram a camisa do Palmeiras. Só me dei conta disso estando bem mais velho e revirando minhas memórias dos primeiros anos de estádio.

Evair, o homem que marcou o gol que nos tirou da fila de 17 anos, que venceu dois Paulistas, dois Brasileiros, um Rio-SP e voltou para ser importante na conquista de uma Libertadores da América, marcando gol na final. Um jogador que envergou o manto por 245 vezes e marcou 127 gols, sendo que o último foi nessa tarde especial.

É uma pena que o que veio após essa partida não foi um final feliz. Perdemos para o Inter na última rodada do Brasileiro e não fomos aos playoffs, fomos vices na Mercosul e fomos roubados em Tóquio na derrota para o Manchester United. Mas 1999 é um ano que ficará pra sempre gravado em pedra na minha memória. 

Evair em 1999, no Palestra Itália.
Foto: Djalma Vassão/Lancenet

2 comentários

Muito legal!! Saudades Evair, saudades desse elenco!!

Reply

Bela lembrança, eu era bem muleque na época, mas esse é um dos poucos jogos que eu lembro da época... Muito bom recordar, achei esse compacto do jogo no youtube, vale a pena conferir: https://www.youtube.com/watch?v=ypJNPBn_2F8

Reply

Postar um comentário