Bienvenido, Gareca!

Toda sorte do mundo para você, Gareca. Estamos juntos.
Foto: Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação.

Agora podemos dizer: Habemus tecnicus! 

Após semanas de especulações e, ao que parece, um "processo seletivo", o novo comandante da casamata alviverde é Ricardo Gareca, ex-jogador argentino e que vem com um background vitorioso como treinador no território hermano. Gareca vem para suprir a lacuna deixada pelo general Scolari em setembro de 2012 e que foi ocupada por um treineiro tampão por dolorosos 20 meses, que não deixou nenhum legado ou resultado positivo.

Sobre os resultados prévios, Gareca venceu 3 campeonatos argentinos com o tradicional Velez Sarsfield e foi longe com esse mesmo time em Libertadores. Sem contar o histórico de ter usado mais de 30 jogadores da base por lá, exatamente o oposto do que ocorre por aqui. O fato de permanecer por 5 anos também significa muito, mostra que é possível ter longevidade com um bom técnico.

É uma aposta interessante e muito válida. Ao invés de continuar na previsível ciranda de contratar algum dos mesmos nomes de sempre, o Palmeiras resolveu injetar sangue novo nessa veia envelhecida e ultrapassada que é o mercado de técnicos no Brasil - um mercado onde profissionais ruins são ultra valorizados. Mais do que uma atitude necessária para o Palmeiras dentro do panorama atual, é um choque cultural obrigatório e, se a aposta funcionar, estaremos novamente na vanguarda do futebol brasileiro. 

É um treinador relativamente novo e que nos coloca em uma situação diferente. Por ser uma incógnita, não dá para cravar de imediato o sucesso e só conseguiremos ver o progresso do trabalho com o passar do tempo. Novamente, a parada para a Copa do Mundo se torna um fator providencial para o Palmeiras, que ganha tempo para preparar o terreno visando formar um ambiente completamente diferente no segundo semestre, em que devemos brigar por títulos - e que inclusive, deve ser o período em que voltaremos para nossa casa (pelo menos é o que esperamos). 

Paciência também será uma palavra de ordem nesse período, mas se deram tanto tempo para um teletubbie como o Kleina, é de se esperar que a tolerância com Gareca, alguém que tem uma história muito mais vencedora no futebol, seja muito maior. Cabe também ao atual interino Alberto para deixar o Palmeiras em situação confortável suficiente na tabela para que Gareca assuma o comando com mais tranquilidade, será de profunda importância o Palmeiras vencer os seis pontos nos dois próximos jogos contra os lanternas catarinenses. Também esperamos que os jogadores atuais do nosso plantel abracem a filosofia do novo comandante (seja ela qual for) e remem todos na mesma direção, rumo às vitórias.

Claro, sabemos que só a vinda dele não basta. O Palmeiras continua cheio de buracos no elenco e precisamos de bons reforços com urgência. Cabe agora ao Gareca avalizar esses nomes e torcer para que uma nova espinha dorsal para o segundo semestre seja montada. É a hora da reconstrução.

Toda sorte do mundo para você, Ricardo Gareca, o nosso novo comandante. Estamos torcendo muito para que você quebre paradigmas nesse letárgico futebol brasileiro e faça uma história gloriosa no Palmeiras, com diversos títulos sob sua batuta. 

Avanti Palestra!

2 comentários

Temos um técnico nível internacional, não um técnico de série B. Mas, a imprensa que adora o Palmeiras vai ficar fazendo piadinhas ou procurando algo para espezinhar. Sósias, não gosta da cor verde, traidor e trocadilhos com o nome foram algumas das piadinhas dominantes na mídia.
( Lembram da semelhança do Barcos com o Pedro de Lara que foi "matéria" do Globo Esporte ? )
Paciência, quem tenta algo diferente do "lugar comum" que toma conta dos medíocres, tem que estar preparado para esse tipo de manifestação.
Melhor alguém parecido fisionomicamente com outras "celebridades", do que um técnico igual a todos os outros e com trabalhos que não se reciclam há tempos, apenas mudam de cor de camisa.
Boa sorte, Sr. Gareca (ou Iggy Pobre, como querem os adversários).
#ForzaPalestra

Reply
Ariane Miranda mod

Estou com uma esperança enorme!

Reply

Postar um comentário