Gilson Kleina no Palmeiras: Deve ou não ficar?


Hoje, o convidado especial Miguel Lima (@Miguellima7) que irá comentar o Kleina como técnico do Palmeiras:


Gilson Kleina estreou no Palmeiras com a árdua missão de tirar o time do rebaixamento, algo que para mim, olhando friamente hoje acho que seria algo inevitável, tamanho caos estávamos. Pois bem, seus resultados em 2012 foram os seguintes:


Novamente digo, acho que o descenso era algo praticamente inevitável, tamanha zona que estava o clube com Tirone e Cia, o analiso  nesses 13 jogos do campeonato brasileiro de 2012 ele tentou de todas as maneiras realmente tentar reverter a  situação que incomoda do Palmeiras, apostou na garotada da base, onde pudemos ver bons garotos como o Patrick Vieira e Joao Denoni, deixou o Araujo no banco alguns jogos, por ter melhores opções no banco de reserva... Talvez isso tenha sido um dos fatores de não termos pegado tanto no pé da comissão técnica na época.
Mas aí já podemos ver um dos principais pontos negativos do Kleina, na Sul-Americana ganhamos o primeiro jogo contra o Millonarios por 3 x 1 no Pacaembu, fomos a Colômbia com o resultado praticamente garantido e fizemos o mais difícil, que foi perder para um time tão ruim quanto o nosso e praticamente assistimos de camarote a vitória deles, eu lembro que após esse jogo o argentino Barcos ficou revoltado com tal situação, disse que não estava no time para passar vergonha... Com isso, já podemos ver o quão fraco que o técnico é nos torneios mata a mata.
Veio 2013, com toda a zona política no time, entre cagadas do Tirone e Cia e contratações barradas pelo COF começamos a temporada, foram os seguintes resultados até o fim do primeiro semestre:


Fizemos um campeonato Paulista bom, com resultados suficientes para nos classificar para segunda fase, mas novamente fomos eliminado em um mata-mata, desta vez pelo Santos nos pênaltis.
Na libertadores fizemos uma excelente campanha,  jogando em casa apenas, foram 3 vitorias em três jogos, jogando fora perdemos os três, e o pior, não marcamos sequer um gol nestes três jogos. Passamos de fase e fomos enfrentar o Tijuana no México, fizemos um bom resultado no primeiro jogo, pois não levamos nenhum gol na casa deles, dado todas as circunstancias do, em contrapartida também não fizemos nenhum. Trouxemos o jogo para São Paulo e novamente fomos eliminados em um mata-mata, nosso poder de reação naquele jogo foi nulo e a sina de que o Kleina não consegue fazer o time reverter o resultado contra times mais fortes prevaleceu.
Ontem (28), fomos eliminados pela quarta vez em um torneio mata-mata que disputamos com o Gilson Kleina sendo técnico em menos de um ano, não consegui assistir ao jogo inteiro, assisti apenas o segundo tempo e os melhores momentos após a partida, mas o que posso falar é que não há mais condições, em minha opinião, de continuarmos com este técnico em nosso time. Estamos lideres isolados na série B, apenas porque temos um time disparado melhor tecnicamente e fisicamente para com nossos adversários, o que não seria mais que nossa obrigação. O Kleina insiste em um esquema de três volantes que só funciona bem quando o Valdivia joga (o que é a coisa mais rara que existe), o time não pode jogar apenas com um esquema baseado em um jogador, tem que ter mais opções. Além da insistência em um esquema tático que não funciona, vejo muitos reclamando que temos opções boas no banco e o técnico não os coloca para jogar, temos um primeiro volante que faz parte da Seleção Uruguaia que não consegue jogar porque o Kleina prefere improvisar o Marcio Araújo em tal posição, jogadores que vieram após terem feito um bom campeonato Paulista e que pouco jogam – vide Serginho, Tiago Alves... Agora é hora de pensar, este técnico é o que queremos e o que a Diretoria irá apostar para o nosso centenário? Já não temos mais pretensões nesta temporada, a não ser é claro subir para primeira divisão o quanto antes. Uma mudança de técnico agora, não seria apenas o necessário para este ano, mas sim um planejamento já para o ano que vem, para começar 2014 com o técnico que realmente ficará para o centenário, e para que o mesmo junto com a diretoria já comecem a formar o time que irão utilizar na próxima temporada.Abel Braga, Ney Franco, Bielsa, Luxemburgo... Quais opções temos? Muitas dúvidas, mas a única certeza é que precisamos de mudança na comissão técnica urgente!




Miguel Lima, formado em Administração, Consultor de Empresas e um músico meia boca. Palmeiras para mim não é apenas distração ou passatempo, faz parte da minha vida por 24hs, sou apenas mais um torcedor de sofá, não amo mais nem menos o Palmeiras que você. 

Twitter: @Miguellima7

Postar um comentário