Vencemos e convencemos

Com um bom primeiro tempo e um ótimo segundo tempo, o Palmeiras goleou o Atlético Sorocaba por 4x1 no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, e é o único dos grandes com 100% de aproveitamento no Paulistão. Já vemos rivais começando a tremer. 

Kleina surpreendeu na escalação. Sem Renato, ele optou por não escalar França. Recuou Wesley e veio com Leandro no ataque. E Valdivia entrou como titular, ganhando a posição de Serginho. Esta escalação não deu certo nos primeiros minutos porque Wesley há tempos não joga como volante. O Atlético ameaçava seguidas vezes com bolas enfiadas para Ewerthon, e logo aos 13 minutos o placar foi aberto. O zagueiro Fabão acertou um lançamento que jamais acertará novamente, Lúcio demorou pra sair, Henrique demorou pra voltar, Prass demorou pra sair, e Ewerthon tocou na saída de Prass. 

O gol não abalou o Palmeiras. Pelo contrário, Wesley acertou o posicionamento e o ganhamos de vez o meio-campo. Mas havia uma dificuldade, que era a jornada ruim do trio de ataque. Leandro (que melhorou demais no segundo tempo) estava mal, Kardec sumido, e Mazinho numa tarde lamentável, errando absolutamente tudo. Com o ataque inoperante, coube aos jogadores de meio e defesa a tarefa de empatar o jogo. Aos 21, Marcelo Oliveira fez boa jogada avançando pela meia-direita e colocou Wendel em excelentes condições pela lateral. Wendel olhou pro meio e tocou com muita consciência no pé de Valdivia, que dominou com a esquerda e rapidamente finalizou com a direita. 

Após o gol, o Atlético recuou. Continuava parando o Palmeiras só com faltas. Wesley, jogando mais recuado, não aparecia tanto pro jogo, mas foi o seu posicionamento que acertou o meio-campo para Valdivia comandar as ações ofensivas. No entanto, o trio de ataque continuava não correspondendo. Já a marcação estava muito bem, e na única vez em que o Sorocaba conseguiu superar, Fernando Prass apareceu brilhantemente com uma defesa sensacional, e outra no rebote. 

No segundo tempo, sem alterações na escalação, o time voltou ainda mais confiante e bem posicionado. Leandro entrou no jogo e o segundo gol parecia questão de tempo. E ele veio logo após Kleina finalmente sacar Mazinho para a estreia de Marquinhos Gabriel. Aos 22, Valdivia recebeu a bola de Juninho pelo meio e tocou para Alan Kardec próximo ao bico da grande área, pela direita. Kardec encontrou Leandro entrando em diagonal e fez o passe. Leandro deu um lindo corte em Fabão, que deslizou por 350 metros no carrinho, e tocou na saída de Fábio. O goleiro ainda tocou nela, mas não o suficiente para evitar o gol. 

Mesmo com a virada, o time da casa não pressionou o Palmeiras. Aos 30, o Palmeiras repetiu a jogada do gol do Atlético Sorocaba: Henrique fez lindo lançamento para Marquinhos Gabriel, que entrou em condição legal pela esquerda. Com muita calma, ele levou a bola à linha de fundo e tocou para trás, na medida para Juninho, que vinha na corrida e marcou seu segundo gol na temporada. 

Com o resultado garantido, Kleina ainda colocou Felipe Menezes no lugar de Valdivia (aplaudido de pé no estádio) e Mendieta no lugar de Leandro. Aos 44, Juninho fechou em diagonal com a bola dominada e encontrou Marquinhos Gabriel deslocando-se do meio para a esquerda, dentro da área. Juninho fez um ótimo passe e Marquinhos novamente foi à linha de fundo. Alan Kardec fechou com marcação, mas Marquinhos Gabriel encontrou Wesley entrando livre pelo outro lado. O passe foi na medida, e Wesley só empurrou para dentro do gol. 

O jogo mostrou um time inteligente, muito técnico, e que aparentemente não é inferior a nenhum dos rivais. Lúcio vai ganhando ritmo, Marquinhos Gabriel parece muito promissor e nem um pouco fominha. Marcelo Oliveira, Wendel e Juninho vêm jogando o que nunca jogaram na vida, e Gilson Kleina, após quase um ano e meio, finalmente parece estar dando uma cara ao time. 

Vamos esperar, agora, que Valdivia fique de fora do jogo contra a Penapolense, para garantir sua presença no jogo contra as meninas no próximo domingo. E também que Bruno César consiga se encaixar bem na equipe, já que ele tem o que falta no Palmeiras há um bom tempo: chutes de fora da área. Estamos confiantes que 2014 será um ano de muitas alegrias com esse time. Como dito no primeiro parágrafo, rivais começam a tremer. RESPEITEM O PALMEIRAS!!!

Atuações:
As notas de hoje foram dadas por Ariane, Thiago, Juliane, Marcus, Renato, Mariana e com a colaboração do amigo Richard Meckien (@radiotaxi33). Para nós, o melhor em campo foi Valdivia, seguido de perto por - vejam só - Wendel. O pior foi Mazinho, disparado.


THIAGO
RICHARD
MARCUS
JULIANE
ARIANE
RENATO
MARIANA
MÉDIA
MAZINHO
3
4
2
4
5
5
4
3,9
MENDIETA
5
5
sn
sn
sn
sn
sn
5,0
ALAN KARDEC
5
4,5
8
7,5
7
6
7
6,4
HENRIQUE
7
5
7,5
6,5
7
7
6
6,6
LUCIO
7
6,5
8
7,5
7
6
7
7,0
M. OLIVEIRA
7,5
7,5
9
7
8
7
7
7,6
JUNINHO
8
7
7
8
7
8
8
7,6
LEANDRO
7
7,5
8
8,5
8
8
8
7,9
GILSON KLEINA
9
7,5
8,5
8
7
7
8
7,9
FELIPE MENEZES
6
5
sn
sn
5
sn
sn
5,3
WESLEY
7
6,5
8,5
8,5
9
8,5
8,5
8,1
M. GABRIEL
8,5
7,5
9
9
8
7,5
8
8,2
FERNANDO PRASS
8,5
7
8
8
10
9
9
8,5
WENDEL
9
8,5
9
9
9
9,5
9
9,0
VALDIVIA
10
8,5
9
9
10
10
8
9,2


Postar um comentário