Uma vitória da camisa

O Palmeiras estreou com um excelente resultado no campeonato brasileiro, ao derrotar o Criciúma fora de casa, de virada, pelo placar de 2 a 1. Apesar dos três pontos, a atuação da equipe foi péssima e mostrou que as duas semanas e meia de preparação exclusiva não foram suficientes para nosso treinador conseguir qualquer melhora no padrão tático do time. 

O Palmeiras entrou em campo com duas alterações em relação ao time esperado: Josimar e Marquinhos Gabriel nos lugares de Wesley e Leandro. E o primeiro tempo pode ser resumido em dois lances: uma falta para o Criciúma na intermediária que Paulo Baier jogou na área e Alan Kardec desviou, marcando gol contra. E uma falta para nós, também na intermediária, que Bruno César jogou na área, Bruno não conseguiu segurar, e Marcelo Oliveira, de frente para o gol e com o goleiro caído, isolou. No resto do tempo, não aconteceu absolutamente nada. A bola ia de intermediária a intermediária, ninguém tinha inspiração para criar boas jogadas e não apareceram chances de gol. 

Com o time em desvantagem, Kleina fez duas alterações: tirou Marcelo Oliveira e Marquinhos Gabriel e colocou Wesley e Leandro. Marquinhos Gabriel, inclusive, continua se mostrando uma excelente opção no banco de reservas. Em todas as vezes em que teve a oportunidade de entrar como titular, não correspondeu. As alterações pioraram sensivelmente o time. A zaga ficou exposta, porque Josimar não marca ninguém e Wesley não parecia ter um posicionamento definido. Alan Kardec continuava isolado, Bruno César sumido, Valdivia chamava o jogo mas errava muito, e Juninho era uma avenida. Todas as tentativas do Criciúma pelo nosso setor esquerdo levavam sufoco para a zaga. Fernando Prass começou a fazer ótimas defesas e salvar o time. O árbitro também deu uma força ao não marcar um pênalti duplo de Tiago Alves em Silvinho: nosso zagueiro acertou a mão na bola e o pé no estômago do adversário, mas a arbitragem não viu. A saída de Bruno César para a entrada de Rodolfo abriu mais o ataque, com Rodolfo na direita e Leandro na esquerda. Mesmo assim, as chances de empate não apareciam e o Criciúma parecia mais perto do segundo gol do que o Palmeiras do empate. 

Foto: Ulisses Job/Lancepress!

Até que, aos 37, Valdívia encostou em Leandro pela esquerda e fez bom passe para o 38 que entrava em diagonal. Leandro bateu de primeira, a bola ia para as mãos de Bruno, mas Escudero desviou no meio do caminho, abrindo a porteira. Cinco minutos depois, falta sobre Valdívia pela direita, que o árbitro não queria marcar, mas o bandeirinha assinalou. Na cobrança, a defesa do Criciúma deixou Alan Kardec completamente livre de qualquer marcação. O cruzamento de Wesley foi preciso, na cabeça de nosso centroavante, que testou firme, virando o jogo. A partir daí, só nos restou segurar a vitória por mais 8 minutos. 

O futebol foi péssimo. O resultado foi ótimo. Mas ele não veio pela superioridade técnica, por boas alterações táticas ou pela vontade. Foi uma vitória da camisa. A camisa mais pesada prevaleceu sobre o adversário. Era assim que tinha que ser sempre, mas ultimamente não vinha sendo. O Palmeiras está de volta, a camisa continua pesada. No próximo final de semana, vamos começar a mandar o time do STJD para o lugar ao qual eles pertencem, a série B. 

Atuações: as notas de hoje foram dadas por Ariane (A), Marcus (M), Renato (R), Thiago (T) e pelo amigo Miguel Salek (S), que gentilmente colaborou conosco. Para nós, o melhor em campo foi Fernando Prass - nenhuma novidade - e o pior foi Juninho. Também sem novidades. 


Prass 8,5
A 9
M 8
R 7,5
S 9
T 9

Wendel 4
A 4
M 3
R 2
S 6
T 5

Lucio 5,3
A 6
M 4
R 3
S 6,5
T 7

Tiago Alves 2,9
A 3
M 2,5
R 1
S 4
T 4

Juninho 1,8
A 0
M 3
R 2
S 4
T 0

Marcelo Oliveira 2,8
A 5
M 3
R 0
S 3
T 3

Josimar 2,1
A 4
M 0
R 2
S 3,5
T 1

Bruno César 3,3
A 5
M 3
R 2
S 4,5
T 2

Valdivia 5,9
A 8
M 4
R 3
S 8
T 6,5

Marquinhos Gabriel 4,9
A 5
M 6,5
R 4
S 6
T 3

Alan Kardec 7,2
A 7
M 8
R 8
S 6,5
T 6,5

Wesley 5,2
A 5
M 4
R 7
S 5
T 5

Leandro 6,6
A 7
M 7
R 6,5
S 6,5
T 6

Rodolfo 5,5
A sn
M 6
R 6
S 6
T 4

Kleina 2,0
A 4
M 0
R 1
S 5
T 0

Postar um comentário