Ainda bem que temos a parada da copa

O Palmeiras sofreu, na noite desta quarta, em Presidente Prudente, mais uma daquelas derrotas inexplicáveis. Contra um adversário nitidamente inferior, o time fez no primeiro tempo sua melhor partida desde a vitória contra o Goiás, mas não conseguiu converter a superioridade em gols, e o castigo veio na segunda etapa. 

Alberto Valentim, talvez perplexo pela atuação razoável de Felipe Menezes no domingo, resolveu escalá-lo como titular no lugar de Mendieta, contundido. Foi a única alteração com relação ao time titular que perdeu para a Chapecoense. O resultado foi que Menezes só acertou uma jogada em toda a partida: um belo passe para Henrique - que estava impedido. O time apertava o Botafogo, Diogo e Wesley quase marcaram em bons chutes de fora da área, e o gol parecia questão de tempo. 

Com o jogo empatado, tivemos ainda duas chances claríssimas para matar o jogo, ambas com Marquinhos Gabriel. Na primeira, um cruzamento perfeito de Wendel. Mas, quando Wendel acerta, a bola vai na cabeça de quem não sabe cabecear. Marquinhos, sem marcação na linha da pequena área, cabeceou fraco, pra baixo, perdendo o gol. Alguns minutos depois, Wesley fez um belíssimo lançamento para Marquinhos Gabriel pela esquerda, o goleiro Renan saiu do gol precipitadamente, e o camisa 40 tocou por cobertura, mas errou o gol. O castigo quase veio em seguida, quando Renan deu um chutão pra frente e Zeballos raspou de cabeça para o cidadão que adultera documentos e faz contrabando de BMW, que fez o gol. O bandeira errou ao dar o impedimento, mas poucos minutos depois, no intervalo, a postura desse verme acabou dando razão ao auxiliar. Ainda tivemos um pênalti claríssimo em cima de Diogo e outro cometido pelo goleiro Renan em Henrique, obviamente não assinalados por Heber Roberto Lopes. 

O jogo começou no segundo tempo da mesma forma que no primeiro, inclusive com mais uma finalização de Wesley de fora da área logo a um minuto, que assustou o goleiro adversário. Continuamos sofrendo com o fato de ter um jogador a menos, devido a Felipe Menezes estar ainda em campo. Até que o pior aconteceu, o Botafogo achou um gol. Escanteio da direita batido no primeiro pau, Wendel tirou para a entrada da área e Bolatti bateu de primeira, acertando um chute no cantinho, daqueles que nenhum jogador acerta contra outros times, só contra o Palmeiras. O gol simplesmente destruiu o time. Wesley fez duas faltas bestas, tomou dois cartões e foi expulso. Ainda assim, Valentim continuou alienando e demorou para mexer no time. E quando mexeu, manteve Felipe Menezes em campo, e tirou Marquinhos Gabriel para a entrada de Chico. Não é assim que se lança um jovem da base no time principal. Não é quando o time está perdendo e com um a menos que o garoto vai entrar e decidir o jogo. Tudo errado. Bernardo só entrou aos 35. Depois dos 40, ele colocou Rodolfo no lugar de Wendel. Começamos a achar que as vitórias anteriores foram apenas sorte de principiante de Alberto Valentim, porque neste jogo, especificamente, ele se mostrou tão inapto quanto Kleina nas substituições equivocadas e tardias. 

Para piorar, tomamos o segundo em um contra-ataque que mais parecia um lance de fim do futebol do churrasco. A ressaltar apenas a entrega de Diogo, que foi o único que se dignou a dar um pique de 80 metros pra tentar evitar o gol. 

Domingo teremos o último jogo sob o comando de Alberto Valentim. Depois os jogadores terão uma semana de folga, e na volta treinarão por mais de um mês sob o comando de a
Gareca. Esperamos que se confirmem as notícias do acerto iminente com Fernando Tobio, e que venha também um lateral-direito, que é hoje a maior deficiência do time. Ajustando o sistema defensivo, aí sim poderemos pensar em um atacante com maior poder de fogo. Mas, no momento, a defesa é prioridade absoluta. E agora, com o elenco com o moral baixo, qualquer resultado contra o Grêmio que não seja uma derrota deve ser comemorado. Que venha a Copa, e venha logo. 

Atuações: as notas de hoje foram por Ariane, Juliane, Marcus, Mariana, Renato e Thiago. Para nós, houve empate quanto ao melhor em campo, entre Lucio e Diogo. Já quanto ao pior, nenhuma dúvida: foi Wesley, que vinha fazendo sua melhor partida no Brasileiro, mas estragou tudo com uma expulsão besta, jogando fora qualquer possibilidade de reação. 



1 comentários:

Foram 9 pontos perdidos com times do Z4 (Flamengo, Chapecoense e Botafogo). Espero que não façam falta no futuro.

Reply

Postar um comentário